No dia 27 de setembro, teve lugar a primeira reunião do Grupo de Trabalho para as Comunidades Inteligentes. Este grupo – liderado pela Ubiwhere – junta como membros fundadores a Efacec, IOTech, ISEP, Porto Digital, CCG e conta com o apoio total da equipa do TICE.PT, que coordena o Hub Gaia-X Portugal.

Em conjunto vão trabalhar casos de estudo nesta área e criar os fundamentos e ferramentas necessárias e suficientes para que seja uma realidade que possa aportar valor para outros grupos de trabalho através da partilha de experiências e garantir a interoperabilidade entre os vários domínios.

Este grupo será essencial para o desenvolvimento e experimentação de novos conceitos e software que suportarão a nova economia dos dados regida pelos princípios de soberania, confiança, segurança e transparência defendidos pelo Gaia-X e pela Europa.

O domínio das Comunidades Inteligentes estende-se para além dos ambientes urbanos, para os regionais e territoriais e irá necessariamente englobar outros domínios que irão gerar grandes volumes de dados, representando uma oportunidade para o desenvolvimento económico, social e ambiental