O Gaia-X define uma infraestrutura de dados federada e segura, por meio da qual os dados são partilhados, de uma forma em que os utilizadores mantêm o controlo sobre o acesso e uso dos dados. Permite-se assim a criação de ligações entre muitos fornecedores de serviços cloud, criando-se um ecossistema mais amplo, transparente e justo para impulsionar a economia europeia do amanhã.

Os dados são cada vez mais um fator crítico para a criação de novos modelos de negócio, alavancando a criação de ecossistemas de inovação e fomentando a competitividade e prosperidade económica.

Para impulsionar a posição da União Europeia na nova economia de dados e cloud, é necessário criar um ecossistema digital aberto que permita às empresas europeias competir globalmente, especialmente as PMEs que são os principais construtores da riqueza e do bem-estar da Europa.

É neste contexto que surge o Gaia-X, um projeto nascido na Europa, para a Europa, que visa criar uma infraestrutura federada de agregação de dados e Cloud aberta, segura e fiável.

Estabelecido em 2021, como uma Associação sem fins lucrativos com financiamento privado, o Gaia-X reúne uma comunidade de organizações em torno do objetivo comum de impulsionar a economia de dados europeia, permitindo a criação de espaços de dados comuns, em total alinhamento com os objetivos da estratégia de dados da UE e construindo um padrão aberto comum para infraestruturas de dados transparentes, controláveis e interoperáveis para a troca de dados confiável.

O Gaia-X abrange o desenvolvimento de políticas e regras, estruturas regulatórias e técnicas, incluindo o desenvolvimento de software de código aberto, abrangendo três tipos concretos de entregáveis:

  • especificações normativas,
  • implementações de código aberto,
  • ferramentas automáticas de teste de conformidade.

Não sendo um organismo de normalização tradicional, o Gaia-X desenvolve normas para adoção no mercado e espera que elas se tornem standards totalmente aprovados por organismos tradicionais de normalização.

O Gaia-X não desenvolve novos produtos de software ou hardware, nem uma nova cloud física.

O Gaia-X adota normas e conhecimentos existentes na sua área de trabalho, evitando contribuir para uma nova invenção da roda, e estende-os quando necessário, para alcançar a total transparência, segurança, soberania, controlo e justiça na partilha de dados.