A estrutura definida para o funcionamento do Gaia-X Hub Portugal, está assente na constituição de grupos de trabalho (GT) dedicados a um domínio especifico, apoiados por um grupo de suporte técnico transversal (GTST).

Coordenação

Grupo de Trabalho 1

Grupo de Trabalho 2

Grupo de Trabalho 3

...

Grupo de Trabalho n

Grupo de Trabalho de Suporte Técnico

Estes grupos de trabalho endereçam domínios identificados como prioritários, e ainda os domínios já identificados como sendo áreas de trabalho em algumas das várias agendas e pactos mobilizadores do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) português. Os projetos do PRR são entendidos como elementos ativos de grande valor e relevância, para a identificação de sinergias com os trabalhos do Gaia-X, em particular no aproveitamento para a construção de verdadeiros Espaços de Dados (ED) que serão gerados por todas ou quase todas as agendas e pactos.

Os GT são agentes e veículos para:

  • reuniões de partilha de conhecimentos, experiências e melhores práticas na criação de espaços de dados e partilha de informação em formato digital,
  • divulgação e visibilidade sobre projetos e iniciativas em curso, p. ex. PRR, Digital Europe, Horizon Europe, PT2030, entre outros,
  • oportunidades para encontrar parcerias, sinergias, e casos de uso,
  • organização e participação em eventos, conferências, workshops, webinars,
  • ajudar a estabelecer e promover Espaços de Dados no seu setor/domínio específico,
  • apoiar e estabelecer iniciativas de interoperabilidade entre setores/domínios,
  • estabelecer a ligação a grupos de trabalho de outros Gaia-X Hubs e projetos Lighthouse, e eventual participação em EDs pan-europeus.

Todos os setores/verticais identificados abaixo não esgotam o potencial de constituição de grupos de trabalho, pelo que o Gaia-X Hub Portugal, está aberto a propostas de novas linhas de trabalho e a todas as sugestões que possam contribuir de uma forma positiva para o desenvolvimento da nova economia dos dados em Portugal, de acordo com os princípios de soberania, confiança, segurança e transparência defendidos pelo Gaia-X.

A participação na estrutura do Hub é restrita aos associados do cluster TICE.PT. No entanto a participação nos grupos de trabalho é aberta a todo o ecosistema após validação do Conselho Diretor do TICE.PT, passando essa entidade a fazer parte do Gaia-X Hub Portugal.

Os GT são a unidade fundamental da operação do Gaia-X Hub Portugal, agrupando vários associados TICE.PT e outros elementos externos devidamente aprovados, em torno do desenvolvimento de objetivos comuns num determinado setor/domínio, podendo, no limite, um GT ter apenas uma entidade.

Cada um destes grupos possui uma liderança, aprovada pelo Conselho Diretor do TICE.PT, que em conjunto com outros elementos representantes de associados TICE.PT, que assim se disponibilizaram, se juntam num Steering Committee, assessorado por elementos da equipa técnica do cluster TICE.PT. Os GT são liderados por um associado TICE.PT, desde logo voluntário ou acedendo a uma solicitação da coordenação TICE.PT do Hub nacional, e que, em conjunto com esta, irá dinamizar a atividade no setor/domínio em causa. 

Grupos de trabalho em operação

Estes grupos de trabalho são os que se encontram em fase mais avançada de operacionalização, e que já têm identificada uma entidade disponível para dinamizar a atividade a realizar, bem como  entidades interessadas em participar. Estão a decorrer de forma periódica e regular as reuniões de trabalho dos grupos, mantendo-se sempre a abertura para a inclusão de novas entidades interessadas em contribuir nos setores/verticais identificados.

Comunidades Inteligentes

Grupos de trabalho em preparação

Estes grupos de trabalho são os que se seguem em termos do estado de preparação para a sua operacionalização plena. São caracterizados pela clara confirmação de interesse no seu estabelecimento, estando em curso por parte da coordenação do Hub Portugal iniciativas de consolidação da entidade para os dinamizar, bem como do grupo de entidades para o seu arranque. Estão sempre abertos a novas manifestações de interesse na participação.

Mobilidade

Adm. Pública

Turismo

Energia

Saúde

Construção

Grupos de trabalho em análise

Estes grupos de trabalho são os que se encontram ainda numa fase de análise da sua viabilidade de estabelecimento. São identificados desde logo por tendências estratégicas para a economia portuguesa, muitas influenciadas também, pela existência de Agendas e Pactos Mobilizadores relevantes nas respetivos setores/verticais no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal. Estes setores/verticais não esgotam a constituição de GTs, estando o Gaia-X Hub Portugal, aberto a manifestações de interesse no estabelecimento de outros grupos de trabalho. 

Agricultura

Indústria

Competências

Mídia

Pacto Verde